Dormentes em Madeira Tratada
Um dormente, também conhecido como travessa, nada mais é do que uma peça onde os trilhos são fixados. O material principal utilizado em sua composição é a madeira e o concreto, podendo também ser de metal e outros tipos variados. Os dormentes de madeira tratado são as melhores opções nesses casos, pois agrega em muitos benefícios, que acabam se sobressaindo no mercado.
Esse dormente é composto de fibra de madeira, que também pode ser encontrado em peitoris e escadas. Antigamente ele era feito de pedra, porém não obteve grande sucesso na sociedade. Dessa forma, com o passar do tempo, foi colocado madeira no lugar, que resultou em um ótimo procedimento; ou seja, os dormentes de madeira tratado são de grande qualidade.
No começo, havia uma abundância no uso de madeira para dormentes, que agregavam em ótima durabilidade. Com o passar do tempo, foi optado por adquirir uma madeira que fosse mais resistente e prolongasse a sua vida útil ao ser utilizada. Os dormentes de madeira tratado acabaram se sobressaindo no mercado, devido a alta qualidade que promove.
Os dormentes de madeira tratado de reflorestamento auxiliam em um maior racionamento do uso dessa madeira, que acabam recebendo o tratamento adequado, fazendo com que fique mais durável e resistente em toda a sua estrutura. Esses dormentes são feitos com base no avanço da tecnologia com relação a preservação de madeiras no geral.
Essa preservação passa por um determinado procedimento, com o uso da pressão em autoclave combinada com produtos específicos, que auxiliam nessa conservação. Todo o processo para elaborar os dormentes de madeira tratado é feito com base nas normas da ABNT, que foca na qualidade e na segurança desses produtos.
Os dormentes de madeira tratado possuem diversas vantagens, além de apresentar maior economia. Sua vida útil é alongada e pode possuir melhores resultados se houver uma manutenção feita periodicamente. Esses dormentes resultam em um ótimo transporte, fácil instalação e manuseio, agregando em grande resistência de impacto e menor consumo de energia.